Webinar Criatividade no Marketing

A criatividade é muito mais do que um elemento decorativo. É o motor do marketing. É a força que permite transformar ideias em impacto, campanhas em resultados e marcas em referências. Sem ela, as marcas repetem-se, perdem relevância e desaparecem da memória dos consumidores.

Neste Webinar, explorámos o papel da criatividade no marketing actual, como pilar estratégico da comunicação, da diferenciação e da inovação. Da publicidade tradicional às campanhas digitais, do design estratégico à narrativa de marca. Questionar, provocar e inspirar, porque sem criatividade, o marketing é apenas mais do mesmo.

Tópicos em destaque:

  • O papel essencial da criatividade no marketing e na estratégia das empresas

  • Diferenças entre campanhas criativas e campanhas meramente "bonitas"

  • O impacto da formação académica no desenvolvimento criativo dos profissionais

  • Como a pressão influencia a criatividade dentro das agências

  • Dicas práticas para estimular e desbloquear o pensamento criativo no dia a dia

Assista à gravação do Webinar com dois especialistas reconhecidos, Alexandre Duarte e Ricardo Miranda, e descubra como a criatividade pode ser mais do que um conceito inspirador: uma ferramenta concreta para gerar resultados.

Oradores

  • Alexandre Duarte - Universidade Nova de Lisboa – Professor e Coordenador; ICNOVA - Coordenador do GI de Comunicação Estratégica; SOPCOM - Coordenador do GT de Publicidade (ver bio)

  • Ricardo Miranda - Wonder\Why – Fundador e Diretor Criativo (ver bio)

Moderador

  • André Novais de Paula - AMD - Presidente (ver bio)

Preencha o Formulário para ser Informado sobre os Futuros Webinares da AMD

Receberá comunicações sobre os Webinares que serão realizados pela AMD através do email fornecido.

Os seus dados pessoais serão tratados pela AMD - Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital para o envio da programação de Webinares a realizar.

Consultar a Política de Privacidade

  • 1. Os seus dados pessoais serão tratados pela AMD - Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital (adiante, AMD), com o com o NIPC 501.903.186 e sede na Estrada de Queluz, 91 - 2794-100 Carnaxide (Portugal), tendo por fundamento os interesses legítimos da AMD.

    2. O tratamento é necessário para responder aos contactos que são efectuados pelos Utilizadores, sendo expectável por parte dos Utilizadores que a AMD trate os seus dados pessoais necessários a fornecer a(s) resposta(s) como parte da gestão do relacionamento entre a AMD e os Utilizadores.

    3. Os dados pessoais irão ser conservados durante um (1) ano após o seu contacto, sendo eliminados ou anonimizados findo este período, excepto as mensagens e pedidos de informação que vierem a fazer parte de um processo de adesão à AMD e/ou subscrição da lista de oposição.

    4. Sem estes dados pessoais não conseguiremos responder ao seu contacto, pelo que o fornecimento dos dados pessoais é obrigatório.

    5. A AMD poderá comunicar os seus dados pessoais a prestador(es) de serviços no âmbito do cumprimento da finalidade descrita, sem prejuízo de comunicações que resultem por obrigação legal e/ou regulamentares, nomeadamente, junto a autoridades públicas.

    6. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, rectificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email amdportugal@amd.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt).

    7. Pode saber mais sobre a forma como os seus dados serão tratados

    a) Consultando a nossa Política de Privacidade; ou

    b) Contactando a AMD através do email amdportugal@amd.pt

Orador e Moderador

  • Alexandre Duarte - Universidade Nova de Lisboa

    Alexandre Duarte

    UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA – PROFESSOR E COORDENADOR

    “Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Minho, Mestre em Comunicação e Imagem e licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE, é Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, investigador do ICNOVA e Professor Auxiliar Convidado na Universidade Católica, onde coordena as Pós-Graduações em Comunicação e Criatividade Publicitária e Service Design.

    Trabalhou em diversas agências multinacionais de Publicidade, como TBWA, Saatchi&Saatchi, Ogilvy, W/Portugal, W/Brasil, Lowe&Partners ou BrandiaCentral, como Senior Creative Copywriter.

    Foi Tutor da Young Marketers Academy do Festival EUROBEST, CEO da RESTART e conselheiro SUPERBRANDS.

    Entre 2013 e 2018, foi membro do Board da EDCOM - European Institute for Commercial Communications Education e, desde 2023, é o Coordenador do GT de Publicidade da SOPCOM.

    Em 2025 foi eleito Coordenador do GI de Comunicação Estratégica do ICNOVA.”

  • Ricardo Miranda - Wonder\Why

    Ricardo Miranda

    WONDER\WHY – FUNDADOR E DIRETOR CRIATIVO

    “Primeiro foi advogado — 1991. Depois, apaixonou-se por criatividade publicitária e mudou de vida — 1993. À publicidade juntou o branding — 2006.

    Em 32 anos de carreira, trabalhou em agências como a Leo Burnett, FCB, Edson e Brandia. Em 2016, depois de ter visto 2 agências onde estava, afundarem-se, lançou a sua própria agência, a Wonder\Why.

    É professor convidado na ESCS, Universidade Católica de Lisboa e World Academy. É autor e co-autor de livros sobre marcas e publicidade.

    Já trabalhou marcas como a Vodafone, Yorn, Super Bock, Grupo Bensaude, Symington Family Estates, Banif, Santander, Cofidis, Logo Seguros, Nestlé, Brisa, Norfin, Nissan, UEFA, Expo 2020 – entre dezenas de outras.

    Pai de 4 rapazes. Ambiciona nunca se reformar.”

  • André Novais de Paula - Presidente ADM

    André Novais de Paula

    AMD - PRESIDENTE | MODERADOR

    “CEO da Directimedia, uma Agência de Marketing especializada em Comunicação Personalizada, Omnicanal e orientada por Dados. Com mais de 20 anos de experiência, tem liderado projectos de Marketing Relacional e Digital com forte ênfase em campanhas integradas de Cross-Media e foco absoluto nos Resultados.

    Presidente da AMD – Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital, é também Docente em várias Universidades (IPAM, Universidade Autónoma, Universidade de Coimbra, Universidade Católica, IADE, entre outras) e Formador em escolas de referência como o Atelier Digital da Google e a Lisbon Digital School.

    Co-Autor do livro “Marketing Digital para Empresas – Guia Prático para Aumento das Vendas na Internet”, já tendo impactado mais de 30.000 pessoas em Aulas, Formações e Conferências. É palestrante habitual em Conferências nacionais.

    Tem especial interesse por temas como:
    Marketing Estratégico, Comunicação Personalizada, Dados Variáveis, Email Marketing, Cross-Media, Redes Sociais e Liderança de Marcas.

    Desempenha um papel activo e consistente nas áreas de Marketing, partilhando ideias, orientando profissionais e promovendo estratégias orientadas por resultados, inovação e comunicação personalizada com impacto real e práticas mais eficazes.”