Marketing à Mesa

AMD - Marketing à Mesa - Rogério Canhoto - Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing

A AMD promoveu o seu primeiro encontro Marketing à Mesa, que teve lugar no restaurante Caravela D’Ouro. O tema escolhido para inaugurar esta iniciativa foi a “Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing”. Este evento, exclusivo para Associados da AMD, contou com a participação especial de Rogério Canhoto, um dos maiores especialistas na área, que partilhou a sua visão e experiência sobre o impacto transformador da inteligência artificial no mundo do Marketing.

Durante a sua intervenção, Rogério Canhoto abordou uma ampla variedade de temas cruciais para compreender o presente e o futuro da IA no sector:

1. História Inicial
A inteligência artificial, que hoje parece mágica, começou como uma jornada complexa e trabalhosa, sendo uma prova de como a tecnologia evoluiu para simplificar o que antes era incrivelmente desafiador.

2. Somos uns Felizardos
Vivemos uma era de transformação sem precedentes, comparável às maiores disrupções da história, mas que avança a um ritmo mais acelerado e com impacto ainda maior nas nossas vidas e negócios.

3. Um Misto Entre Excitação vs Ansiedade (Medo)
A inteligência artificial traz tanto oportunidades extraordinárias, quanto desafios éticos e riscos, exigindo que os profissionais estejam informados e preparados para aproveitar o seu lado transformador de forma responsável.

4. Competitividade e Regulação
O poder disruptivo da IA exige regulação para equilibrar inovação e segurança, garantindo que a sua evolução beneficie a sociedade como um todo e não apenas os grandes players.

5. Então e no Negócio
Apesar do potencial da IA, muitos projectos falham devido a barreiras como falta de dados de qualidade, resistência à mudança e ausência de metodologias claras, destacando a importância de uma abordagem estratégica.

6. Um Novo Mundo para o Marketing - A Produtividade
A IA está a revolucionar o marketing, aumentando a produtividade, melhorando a personalização e transformando processos, criando um impacto exponencial na eficácia e nos resultados.

7. Upskilling e Reskilling - Tem de Estar Preparados
O mercado de trabalho está a mudar rapidamente, e os profissionais precisam de adquirir novas competências para liderar a era da IA, combinando criatividade, pensamento crítico e capacidade analítica.

8. IA como Amplificador da Capacidade Humana
A IA não substitui o talento humano, mas amplifica as nossas capacidades, permitindo-nos ser mais criativos, produtivos e eficazes ao automatizar tarefas repetitivas e melhorar a tomada de decisão.

9. Sustentabilidade e Uso Responsável
O avanço da IA vem com custos ambientais e desafios de acessibilidade tecnológica, exigindo um compromisso global com o uso responsável e sustentável desta tecnologia.

10. What’s Next? O que Podemos Esperar
O futuro do marketing será moldado por inovações como avatars, síntese de voz, agentes inteligentes e automação em tempo real, redefinindo como as marcas se conectam com os consumidores.

O evento proporcionou um momento único de aprendizagem, reflexão e troca de ideias entre os participantes, consolidando o compromisso da AMD em promover o conhecimento e a inovação no sector do Marketing, juntos dos seus Associados.

Este foi mais um passo importante para fortalecer a comunidade de profissionais do Marketing da AMD e prepará-los para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a Inteligência Artificial traz ao mercado.

Após a reflexão conduzida pelo Rogério Canhoto, seguiu-se um animado almoço e momento de networking entre os participantes.

Fotografias do Evento Marketing à Mesa

Orador Convidado

  • Rogério Canhoto - Administrador de Empresas e Professor Universitário

    Rogério Canhoto

    ADMINISTRADOR DE EMPRESAS E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

    Rogério Canhoto, 54 anos, é licenciado em Engenharia Electrotécnica, no ramo de Sistemas e Computadores, pelo Instituto Superior Técnico. Possui um MBA em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, e é Mestre em Ciências Empresariais com especialização em “Marketing Digital”.

    Gestor de empresas, desenvolveu a sua carreira no sector das Tecnologias, Media e Telecomunicações, com uma forte especialização nas áreas de Business Transformation e Business Development. Passou por vários cargos de gestão de topo em empresas de referência no contexto nacional e em empresas multinacionais (PT/Altice, Grupo Havas, Deloitte Consulting, Grupo Impresa e PHC Software).

    É também professor convidado dos mestrados executivos do ISCTE e da Universidade Católica Porto Business School nas áreas de Transformação Digital, Marketing Digital e Inteligência Artificial. É director executivo da pós-graduação em Marketing Digital do ISCTE e director executivo da pós-graduação em Inteligência Artificial aplicada à Gestão também pelo ISCTE.

    É igualmente co-autor dos livros “b-Mercator – Blended Marketing” e do Livro “AI_Novator – Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade”, e Key Note Speaker em diversos eventos nacionais e internacionais, em temas relacionados com Digital Marketing, Transformação Digital e Inteligência Artificial.

    Fez parte do advisory board para a transformação digital da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. É actualmente board member do Conselho Estratégico para a Economia Digital da CIP.